1. Home
  2. Publicações
  3. O eSocial entra na segunda fase de implantação
image description

Muitos síndicos já conhecem o eSocial, a plataforma do governo federal que concentra todas as informações relativas aos autônomos e funcionários do condomínio a partir da contratação até o desligamento.


A novidade é que, desde o dia 10 de abril, o sistema abriu a segunda fase de implantação e os Condomínios têm até o dia 9 de julho para correr atrás das informações necessárias para enviar ao eSocial.


"O eSocial tem um cronograma de implantação por fases, que prevê um momento exato para cada coisa acontecer", explica Vicente Sevilha, especialista em eSocial. A primeira foi iniciada em Janeiro/18 e a última está prevista para Janeiro/21. São, ao todo, seis fases:


1. Contatos do empregador e tabelas;

2. Dados dos trabalhadores e seus vínculos comas empresas (evento não periódico);

3. Folha de pagamento;

4. Substituição da GFIP para recolhimento de contribuições previdenciárias;

5. Substituição da GRF e GRRF para recolhimento de FGTS;

6. Dados de segurança e saúde do trabalhador.


Para dar entrada no eSocial, as empresas e instituições foram divididas em quatro grupos: Grandes empresas (receita acima de R$ 78 milhões ano); Demais empresas; optantes do SIMPLES e empresas sem fins lucrativos, que incluem Condomínios; e Órgãos públicos.


Fonte:

https://www.sindiconet.com.br/informese/o-esocial-entra-na-segunda-fase-de-implantacao-administracao-obrigacoes-contabeis